Ipanema Adeus

Está rolando nas redes sociais no sul da Bahia um trecho do filme “Ipanema Adeus” com imagens do centro e cais de Santa Cruz Cabrália datado de 1974. O filme tem roteiro, direção e produção do Paulo Martins, primeiro marido, pai do meu filho, e começou a ser desenvolvido quando estávamos nos separando. Na sinopse Carlos, um executivo carioca de meia idade com um emprego estável e uma grande família, diante uma crise existencial abandona tudo e se muda para a Bahia para iniciar uma nova vida. O tema muito parecido com o que Paulo estava vivendo e, acompanhado dos protagonistas Hugo Carvana e Monique Lafond, viajou num fusca para filmar na região que, por total ironia do destino, eu vim viver há 20 anos. Razões totalmente diferentes me trouxeram, mas me levam a refletir sobre as “coincidências” da vida.

Há algumas semanas fui procurada por Diego Hamilton Reis, um professor de Porto Seguro que, junto com outros interessados na preservação da memória da cidade, está debruçado sobre as cenas dos anos 70. Considera um registro raro em formato audiovisual que mostra o casario, o cotidiano, personagens locais. Ele estava querendo localizar Paulo Martins, mas chegou tarde.

Paulo me visitou diversas vezes e ficaria imensamente feliz ao saber do legado de sua obra. Hoje quando completa cinco anos de sua partida, faço essa homenagem e convido aos interessados a assistir “Ipanema Adeus” disponível no Youtube…
Salve Paulinho !!

Deixe um comentário