Nasci em Minas Gerais por acaso, passei a infância em São Paulo e aos 12 anos me tornei carioca de coração. Sou jornalista, trabalhei em revistas, jornal, televisão e rádio; fui assessora de imprensa de centenas de shows, peças de teatro, livros, discos e projetos, incluindo as edições do festival Rock in Rio (1991 e 2001) e o primeiro Rock in Rio-Lisboa (2004). No Rock in Rio 1985 fiz a cobertura pelo jornal O Globo. Sou autora dos livros “Um Instante Maestro!”, homenagem a um amigo essencial Flávio Cavalcanti, “Um Show em Jerusalém- O Rei na Terra Santa” que conta de forma jornalística a produção deste espetáculo que aconteceu em 2011 em Jersaulém e “A Verdade é a Melhor Notícia”, publicado através de crowdfunding aonde conto alguns cases de assessoria de imprensa. Escrevi o argumento do filme “À Beira do Caminho”, dirigido por Breno Silveira lançado em agosto de 2012, que tem trilha sonora sucessos do Roberto Carlos. Fui casada duas vezes, tenho um filho, Bernardo, morei em New York e Lisboa. Desde agosto de 2004 moro num povoado no sul da Bahia, Vila de Santo André no município de Santa Cruz Cabrália, distante 24 km de Porto Seguro, e estou sempre na ponte aérea com São Paulo e Rio. Sou webmaster do http://www.santoandre-bahia.com, um site com informaçoes sobre o povoado aonde vivo, além do instagram @santoandredabahia e o facebook Vila de Santo Andre. Ter um espaço próprio para opiniões, contar historias e colocar fotos é o máximo da liberdade para uma jornalista curiosa, que nas horas de folga lê, costura, borda, faz mosaicos, bonecas de pano, crochê, tricô, inventa muita coisa e recebe amigos na Pousada Banana da Terra, com apenas 3 c halés no jardim de casa.
- Follow Léa Penteado on WordPress.com
Comentários
Paloma Piragibe em Inspirações e referências Analu Neves em Que mulher é essa ? Angela Ghizi Guimarã… em Que mulher é essa ? Marilia Barbosa Nune… em Que mulher é essa ? Luciana em Que mulher é essa ?
Léa,adorei a tua indignação com referência ao Régis.Esse cara,morreu pela falta de reconhecimento que a Globo nunca lhe deu.Ele
sim,deu anos de sua vida pela emissora….era um sonhador…O Rodrigo nos passou o teu comentário e eu assino embaixo…Que bom “falar”contigo,mesmo virtualmente.Um grande beijo ,da amiga,
Marilza
Léa,adorei a tua indignação pelo Régis.Esse cara morreu de tristeza pela falta de reconhecimento que a Globo nunca lhe deu.Ele sim,deu anos de sua vida pela emissora.Era um sonhador….Tinha esperança que a Globo fizesse algo por ele,como fez com o Daniel Filho e outros.Eu assino embaixo do teu comentário
Oi, Léa
Muito precisoso ver um blog tão enriquecedor…
Foi como um papo descontraído numa praia da Bahia!
Grande abraço!
Parabéns!
Nilson
Olá Lea, me recordo muito de um programa que você apresentava na TV Corcovado chamado Programa da Noite (ou pontos do Rio), não me lembro direito. Sou jornalista do site Papo Esportivo e gostei de saber que você continua na ativa. Beijos no coração. André Luiz Pereira Nunes.
Acompanhei os últimos passos do querido e meu primeiro diretor de tv Regis Cardozo. Frequentei sua casa na Barra e UTI, CTI e que tais. Fiquei muito amigo da família (Sandra, filho Pedro) . Vi e testemunhei o quanto eles lutaram e amaram o Regis. Os amigos Lea, sumiram. Eu sou testemunha disso. Foi muito triste tudo.
Léa: sou o Marcelo, do livro LÀ DO LADO DE CÁ-O País da Tropicália. Prazeroso saber que você o está lendo. Sou um banana em aprofundamento do uso da Internet. Uso computador para escrever e trocar mensagens pelo e-mail. Estou à disposição para conversarmos sobre o livro e outros assuntos que surjam. Escrevo alguma prosa e poesia moderna. Abraços, Marcelo
Sou amigo do grande Bernardo. Nos conhecemos no curso de Formação em PNL, que ele fez no Rio. Ele me falou de sua pousada e bangalôs, e me deixou com água na boca. Há muitos anos não vou a Bahia, lugar onde gostaria de morar. Há anos também não tiro férias. E gostaria que as próximas fossem em um lugar abençoado como o litoral da Bahia!
Fique em contato!
Hari Om!
MAURIZZIO::
Sou Helen Melo. Eu admiro seu trabalho, li sobre vc e fiquei encantada curriculo grande o seu em, rsrsrsrs ..
Queria pedir um conselho, sei que oce é escritora, é dificio escrever um livro ? Na verdade eu penso em seguir a carreira de atriz, mas tenho vontade de escrever alguma coisa, tenho 14 anos e minha imaginação voa longe.
meu email é hellensuellen100@hotmail.com
Vou adorar seu contato
Lea, adorei ser sobre você!
Abraços
Monica.
léa, léa,
aqui é um antigo colega de turma do antigo colégio veiga de almeida da tijuca – sergio guimarães de freitas – curso clássico – numa época complicada tanto política quanto culturalmente. eu já estudava teatro naquele tempo.
vc se lembra de lupinha, professor manoel de latim, josé maria souza dantas de literatura(falecido), regina ghiaroni q depois se casou com sergio chapelem(deve ser esta a grafia).
toda vez q passo na são francisco xavier, na Tijuca, sou tomado de grande emoção, paro no posto de ônibus e parece q vamos a pé para a praça saenz pena na livraria eldorado após ouvir aquelas preleções do Professor Tarquinio Prisco.
um abração
pra vc e sua família
“e por falar em paixão
em razão de viver
vc bem q podia reaparecer
nestas noites
nos bares
onde anda você”
abração
sergio guimarães de freitas
Léa querida, li em parte sua mensagem que vc postou pra mim no FB, não consigo ler o restante fica sem acesso pra mim, aliás quero te mandar uma resposta e não estou conseguindo mesmo. Vi teu site e estou te escrevendo aqui para vc saber meu e-mail e mandar mensagem para que eu possa te responder. De antemão amei seu blog viu? Muito legal mesmo e que bom voce bem querida como sempre e na ativa. manda teu email que falo de mimnha caminhada tb com voce ok? Se cuida, fica com Deus…Bjks procê
sera que vai se lembrar de mim? sou o Mister sam que lançou a gretchen e sou autor de todas as musicas que ela canta, conga conga conga, freak le boom boom , ,melo do piripipi e todas as outras. hoje estou com ALADY LU tentando emplacar ela ja faz um tempo. legal encontrar vc de novo.Beijos mil abs ate
ola!
me chamo terezinha e fiquei feliz em lhe encontrar por aqui na internet.Trabalhei em sua casa no ano de 1985 ,vcs tinham acabado de chegar dos estados unidos e foram morar em um condominio perto do hospital do andarai,minha irmã maria elidia trabalhou muitos anos na casa de sua mãe.
parabéns pelo homem em que se tornou o Bernardo quando conheci vcs ele era penas um adolescente.
felicidades.
terezinha
Terezinha, só hoje descobri estas mensagens… que bom vc ter me encontrado !!lembro de você e desejo boa sorte na vida… um grande abraço
Léa, você é uma pessoa gigante, seus textos são saborosos. Conhecendo um pouquinho mais de você aqui em “Quem sou eu”, fiquei ainda mais orgulhosa em ser sua fã. Felicidades…
Oi, Léa, sou Jacy do Val Soares, muitas vezes nos falamos por telefone, tinha muita curiosidade de conhecê-la e hoje me deparei com um trecho de um texto, gostei bastante …e continuei lendo….O texto foi postado por Paulo, que é seu amigo e também meu amigo.
Abraço.
Prezada Léa, nesse momento acabei de ler o livro O Rei na Terra Santa, quero agradecê-la pela forte emoção que senti ao conhecer em detalhes os preparativos para esse show, que sem dúvida foi uma obra prima!
Parabéns, pelo trabalho divino!
Marisa
Dea Penteado,ouvi amigos sitar seu nome,gosto de escrever e um dia me organizo e faço meu livro.Fui atraída pela postagem de Vera Zipin de seu Conto,achei delicioso,comparações reais de nossas vidas internas e externas.Eu morei muitos anos na Ilha Paraiso,morei em Lisboa,senti emoção ao saber que vc vivi em Santo André.Amo minha Bahia,mas hj estou pensando em viver aqui no Rio,cheguei ha dois meses de Lisboa,meus filhos vão viver aqui tb,estou indo a Santo André ver meu terreno,que está a venda e reencontrar amigos,gostaria de te conhecer,20 de maio de 2012 estou chegando em Porto Seguro.Dea,grande abraço.Marina Aprile.
olaa tenho 19 anos sou de Ilhabela-sp e vim dar uma de turista na casa da minha tia em Porto Seguro e como nao conheço muito bem a região.. resolvi andar sentido coroa vemelha mas fui parar na praia de Santo Andre… é simplesmente magico! você fez muito bem em escolher o lugar para viver.. deve ser muito inspirador..
Li seu belo texto sobre os 40 anos do Bernardo. Parabéns duplos! Curioso, fucei seu blog… Li, com surpresa, a frase em que vc diz que fez a assessoria de imprensa do Rock in Rio em 1985… Querida Lea, nesta época vc trabalhava no jornal O Globo e editou um caderno especial sobre o evento. Quem fez a A.de I. Fui eu, contratado da Artpan Promoções de junho de 1984 a janeiro de 1985. Recordar é viver – e foi muito bom para nós dois, lembra? Um beijo, Sergio
ELA SISSE QUEM EM 85 FEZ A COBERTURA PELO JORNAL O GLOBO. NÃO FALOU QUE FOI ASSESSORA DE IMPRENSA EM 85!! RSS LEIA COM MAIS ATENÇÃO.
Zobaran, so hoje encontrei estas mensagens… lamento responder com 5 anos de atraso (!!!) mas creio que vc não leu bem o meu perfil… eu não fala (e jamais falei!!) que fui assessora de imprensa do Rock 85 pois foi lá que conheci vc colaborando com o Medina, e a minha historia de “descoberta” do festival veio através das matérias que fiz para O Globo… releia meu perfil, please… beijo grande…
Querida Léa – Foi marcante sua matéria sobre as: Cinco Relações Públicas dos Hotéis Cinco Estrelas do RJ, publicada no Segundo Caderno do Jornal O Globo, que na época eram: do Caesar Park: Claudia Fialho (atualmente no Copacabana Palace); do Le Méridien: Elke Langnickel; do Rio Palace: Laura Reis; do Inter-Continental:
Norma ILLNER; e do Sheraton Rio: eu mesma. Gostaria de saber se você está mais uma vez na organização do Rock in Rio? Please entre em contato: newsbyanita@gmail ou facebook: Anita Bernstein Rio de Janeiro. Desejo sucesso SEMPRE em todos seus empreendimentos!!!!
Léa é muito bom acompanha-la, seja pela admiração pessoal, a brilhante profissional, sua obra, memorais sábios comentários no fb, tudo muito leve, atual e dinâmico, ainda que abordando temas mais profundos destaca-se seu fino bom humor e elegância. Sentimos falta de sua presença mais frequente no Rio de Janeiro, mas, deixo meu forte abraço com muito carinho a grande amiga e competente jornalista. Bjs e continue nos brindando com suas reflexões !!!
Lea, minha querida amiga. Faz tantos anos que não nos vemos. Descobri vc na pagina no facebook da minha amiga Valéria Abdalla. Li que vc está morando na BAhia e acredito que deves estar curtindo muito. Depois de 14 anos na Marina da Glória, como Gerente de Eventos, retornei a minha empresa Adviser Eventos em sociedade com meu filho. Quando vier ao Rio me ligue para almoçarmos ou jantarmos. Terei o maior prazer em rever vc. O meu primo Luis Clemenceau, continua morando na sua Ilha em Angra, mas na ponte aérea Rio – Lisboa – Rio. Bjs a vc e familia. Luiz Augusto de Azevedo Marques.
Olá Lea,
Sou jornalista, Correspondente Internacional do Pravda, de Moscou, Russia, diretor-chefe do portal brasileiro The Brazilian Post, resido em Vitória, Espirito Santo, e gostaria de ter seu e-mail pessoal para entrar em contato direto com você, se lhe for possível. Meu e-mail pessoal é jornalistadobrasil@hotmail.com. Abraços do Antonio Carlos Lacerda
Cara Lea
Acabei de ler seu livro sobre o Flávio Cavalcanti.
Ainda estou emocionado e as lágrimas lavaram minha alma.
Eu só tenho que te agradecer por ter escrito obra tão bonita que é história real da televisão e das artes.
James Akel
jamesakel@uol.com.br
Lea, amei seu blog! Estou envergonhada por ter demorado tanto à conhecer rsrsr. Um beijo grande querida. Maria Abou Jokh
FRANCISCO BENEDITO PAMPANA
CONHECI LÉA NUM SHOW DO ERASMO CARLOS AQUI EM PORTO SEGURO. AGORA LI SEU NOVO LIVRO “UM SHOW EM JERUSALÉM” ( O REI NA TERRA SANTA) UM LIVRO FANTÁSTICO QUE ME EMOCIONOU ! PARABENS E FELICIDADES LÉA !
Léa Penteado : arrasou no programa do Eve Sobral.
Grande inteligência
lucidez
loucuras
histórias
enfim VIDA !!!!!
E VIDA INTELIGENTE !!!
Você me remete a grande Xenia Bier nos anos 70 uma comunicadora nata e cáustica nos comentários porém sempre pertinente.
parabéns pela atitude.
Estou louca pra comprar seu livro sobre o grande Flávio Cavalcanti !!!
abracos e saúde sempre !
Apenas uma visita… adorei seu blog e me distrai lendo as observações e histórias de tanta gente que conheceste nas tuas andanças. Beijo grande e falamos. A propósito, lindo esse panamá!
Eu e minha esposa ouvimos comentários bons de você no programa Cidinha Livre entrevistando Elimar Santos.
Adoraria ter ouvido ao programa… Cidinha e Elymar queridos amigos… agradeço seu contato, um abraço e boa sorte…
Acabei de ouvir no rádio sua entrevista com a Cidinha. Amei , muito legal.Amo ,Porto Seguro e fiquei maravilhada com sua guinada de modo de viver. Parabéns. Era isso que queria para mim.
Deus a abençoe muito
Elizabeth, não tenha medo dos seus sonhos… Diga sim às oportunidades… Um abraço
Obrigada pela força.
Deus a abençoe muito
Oi Léa. Boa tarde! Me chamo Marcos Nascimento e estou fazendo uma pesquisa sobre a Umbanda nos anos 70. Gostaria de fazer algumas perguntas sobre o programa do Flávio Cavalcante e a ida do Seu 7 da Lira em 71.
Agradeço desde já sua ajuda.
Você poderia me passar seu email?
Um abraço.