Seu Beira Mar

Escrevo livros, já são 4. Escrevi reportagens para jornais e revistas, argumento para cinema, mini novelas, releases, cartas de amor e comerciais, apresentação de discos, musical para teatro, projetos, blog, posts nas redes sociais… Eu gosto tanto de escrever que, atendendo ao convite do chef Viko Tangoda, escrevi sobre a lenda do “Seu Beira Mar” para o cardápio do restaurante com esse nome no centro histórico de Cabrália . Muitos chegavam ao local perguntavam “quem é Seu Beira Mar” e agora ja sabem sobre a lenda que pesquisei com muito alegria, escrevi e assinei, na ultima página do cardápio … Para quem não conhece, segue abaixo.

“A Bahia, terra do sincretismo religioso, dos cultos de matriz africana e dos orixás, que inspirou na busca do nome para coroar a realização do sonho de um grupo de amigos de trazer nova vida e vitalidade ao Cais do porto de Santa Cruz de Cabrália.

Encontramos na força da lei, da ordem e da retidão de Pai Ogum e da força da maternidade, da geração e da criatividade de Mãe Iemanjá, o Seu Beira Mar, um lindo Caboclo da linha de trabalho destes dois Orixás.

Conta a história que um caboclo caçador certo dia andando por uma praia foi surpreendido por uma linda indígena e se encantou. Ao procurar o pai e o cacique para pedir sua mão em casamento, uma decepção! Ela estava comprometida e o pedido foi negado. Com um amor tão grande no peito, o caboclo arquitetou um plano, matou o pretendente para se casar com a amada.   

Nem todo o amor afastou do caboclo um pesadelo aonde aparecia um indígena morto em uma praia. Certa madrugada saiu em busca do local e foi surpreendido por uma onda com um brilho intenso. Era Iemanjá que vinha cobrar a morte do seu filho. Queria o caboclo para lhe servir e, ao tentar levá-lo, surgiu Ogum anunciando que o filho era seu. Iemanjá refletiu e propôs à Ogum que o caboclo servisse a ambos. Até a 7ª onda serviria a ela, levando os pedidos dos que precisam da sua proteção. E atenderia à Ogum nas rogativas dos perdidos e aflitos nas beiras do mar, tormentas e naufrágios. E assim, Iemanjá e Ogum estão sempre nas praias acompanhando o Caboclo Beira Mar e nos inspirando na realização de nosso sonho!

Salve Seu Beira Mar!!! ”   

Deixe um comentário