Só as cinzas…

Algumas árvores de casa

A árvore de almescla foi morrendo aos poucos. Durante alguns anos uma parte ficou saudável e a outra seca, até que veio uma grande chuva e a ventania jogou abaixo os galhos verdes prenunciando o seu fim. Ficou apenas o tronco seco com quase 2 metros de altura. Um dia colocamos fogo, mas restou o toco que a semana passada foi por terra com machadadas. Fizemos uma pequena fogueira e durante um dia a madeira foi se consumindo e perfumando o quintal. Ontem, sentada no pátio com noite estrelada, chegou um vento suave, mexeu nas cinzas e pequenas chamas surgiram…  Fiquei fascinada olhando aquele fogo e refletindo sobre quantas vezes acreditei que um sentimento estava apagado mas bastava assoprar um pouquinho para reacender. Tanto o amor como a mágoa voltam a incendiar quando não foram extirpados, quando ainda não viraram cinza, como foi o caso da almescla. Aproveitei a solidão com o silencio da noite para passar em revista algumas alegrias e tristezas, um bom exercício para o fim de ano. Fui separando os sentimentos, alguns achei que ainda poderiam ser inflamáveis, outros percebi que estavam ignifugados, livres de incêndio. E com a pequena luz da lua nova, guardei os amores para que sempre se acendam, e coloquei, mágoa por mágoa, dor por dor, para queimarem na pequena fogueira…Hoje recolhi as cinzas e coloquei na caixa de compostagem, misturei com as folhas secas, com os restos de cascas de frutas e legumes, e tudo vai virar terra. Aqui nada se perde, a vida e nós nos transformamos a cada dia. Com isso a casa está arrumada. Pode chegar 2012 e seja muito bem vindo !

Em tempo : quando vim morar na Bahia não sabia distinguir uma almescla de um pau-brasil. Mas aprendi bastante, tenho algumas almesclas no quintal, é uma árvore da Mata Atlântica e do seu tronco escorre uma seiva perfumada que usam para fazer incenso.  Esta seiva é facilmente inflamável e por isso quando há um incêndio na floresta, a primeira árvore a queimar é ela…

Anúncios

3 Respostas para “Só as cinzas…

  1. Que lindo, Léa, que texto para uma bela reflexão! Feliz 2012!

  2. LÉA, FIQUEI EMOCIONADA AO LER ESSE SEU BELÍSSIMO TEXTO.
    PARA REFLETIRMOS…
    QUE VIREM CINZAS AS MÁGOAS, TRISTEZAS, DISSABORES DA VIDA, E, QUE SE INCENDEIEM NOVAMENTE AS ALEGRIAS, AS BOAS ENERGIAS, TUDO O QUE POSSA ARREMETER AO AMOR, FELICIDADE, PAZ, NESSE ANO DE 2012 QUE VAI INICIAR DAQUI A POUQUINHO. FELICIDADES SEMPRE. BEIJOS.

  3. Lea, Feliz 2012! Obrigado por compartilhar suas emocoes comigo seu fiel seguidor. Cada postagem aprendo alguma coisa; acabo me emocionando, seu texto eh maravilhoso. Um grande abraço e que Deus te abençoe, sempre! Nonato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s