Viver ou Durar

Foto : Cláudia Schembri

No avião, duas mulheres sentadas à minha frente conversavam. Conheceram-se poucos minutos antes e com meia hora de vôo era como se fossem velhas amigas. Uma contava que era solteira e viajara muito a trabalho, a outra era professora, tinha algumas filhas, perdi a parte em que falou sobre o estado civil, mas vivia sozinha. O que me chamou atenção foi a frase da professora em tom de saudades: “eu tive uma vida bem feliz”.
Teve e não tem mais, talvez fosse conveniente perguntar se ela queria continuar vivendo ou durando. Pois tem muita gente que apenas dura. Espera o tempo passar, como aquela fruta que ninguém colhe da árvore, nem mesmo o passarinho bica, fica no alto até se espatifar no chão e virar adubo. Gente que desiste e fica com um olhar perdido no passado, se lamuriando com o que deixou de fazer. Remexe nas lembranças e morre um pouco a cada dia. Não enxerga o caminho, não percebe que a vida espera por uma oportunidade de ainda continuar a ser feliz.
Tem gente que diz que gostaria de ter tido aos 20 e poucos anos a experiência que hoje tem na maturidade. Recuso-me a este pensamento, pois não faria a metade das bobagens que fiz e hoje me fazem ter este “savoir vivre”… Não teria como contar o dia em que dormi na praia num sol de 40graus e acordei com uma bolha no rosto… Sem filtro solar, é claro ! As tantas vezes que cheguei do trabalho às 8 da noite, dormi por 2 horas, tomei um banho, mudei de roupa, passei um batom e fui dançar até o dia nascer, tendo que trabalhar às 10 da manhã… Eu me equilibrava em cima de saltos de 12cm, muitas vezes esquecia de tirar os cílios postiços prá dormir, comia uma fatia de pizza com suco de maracujá no almoço… Num tempo em que Betty Friedan já tinha liberado as mulheres, sutiãs queimados, sem o temor de Aids, precisa falar mais ?
Sem saudosismo, recuso-me a durar, quero é viver com intensidade e alegria o que vier…
PS:Este texto é dedicado à Vitoria que me fez refletir sobre este assunto.
Anúncios

4 Respostas para “Viver ou Durar

  1. Léa, demais esse seu texto… Sou sua fã sempre!!! Bjs e saudades

  2. Isso não pode ser coincidência!!!! Qualquer hora vou contar para você qual foi meu assunto de hoje!!!! Beijos prima, o texto foi oportuno.

  3. É isso aí, Léa: viva o HOJE. O Ontem passou, o amanhã ainda não chegou. E VIVA o HOJE, que está maduro para ser colhido!
    bj. Fridão.

  4. Léa, esse texto é perfeito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s