Um pouco de Bethânia e de Dercy…

Estou passada com o tamanho que tomou o fato de uma empresa ter entrado no Ministério da Cultura pedindo o direito de usar a Lei Rouanet para captar recursos de impostos na iniciativa privada para um projeto onde Maria Bethania apresenta poesias em vídeos na internet… A discussão que foi parar na mídia e alimentou a internet nas ultimas 24hs tem cheiro de patrulhamento… Fico envergonhada com a mesquinharia dos incompetentes que não conseguem fazer seus projetos e invejam a criatividade e a capacidade dos outros… Esta é a pior da inveja : não é querer o que os outros têm, mas não querer que os outros tenham…

Desculpe Bethania,você não merecia isso…

O seu talento, delicadeza, elegância são inesquecíveis para qualquer profissional que trabalhou com você… Já se passaram muitos anos mas guardo com carinho e respeito a longa temporada dos seus 20 nos de música que muito me orgulho de ter compartilhado como assessora de imprensa no Canecão…Um tempo que sem patrocínio os grandes artistas faziam longas temporadas no Canecão, a casa que existia em Botafogo, no Rio de Janeiro geralmente de 4a. a domingo… Consta que não ganhavam muito, mas era a grande vitrine para depois em turnê por todo o país encherem a bolsa… Foi um tempo divertido… Com Tereza Aragão, diretora do espetáculo e Alicia, uma fotógrafa brasileira radicada na França, depois que o show começava ficavamos do lado de fora da casa tomando chopp, fumando e jogando conversa fora…Uma conversa de qualidade com mulheres tão inteligentes… No final do espetáculo, o mesmo ritual : Bethânia ia para uma sala ao lado do camarim e recebia todos – eu disse TODOS – os fans que desejassem cumprimentá-la. Gentil, sempre com um sorriso, uma palavra carinhosa, uma rainha…

E aí com toda esta historia de coerência e qualidade profissional, usando um direito que todo o artista tem, aceita um projeto desta qualidade (link abaixo) e vem meia dúzia de incompetentes fazer patrulhamento… Lembrei enquanto escrevia de Dercy Gonçalves que, no mesmo Canecão, quando estreou o show com 80 anos em determinada parte do espetáculo dizia :

“Deus fez essa porra muito bem feita… Deu um saquinho de felicidade prá cada um, mas tem gente que não olha pro seu saquinho, só o do vizinho…”

Grande lição, a mais pura verdade… Ah! Me poupem, vão olhar para o seu saquinho e deixem o dos outros em paz…

http://www.implicante.org/arquivos/projeto_bethania.pdf

Anúncios

2 Respostas para “Um pouco de Bethânia e de Dercy…

  1. Lea, a meu ver, nao se trata de patrulhamento em relacao a esta profissional. Minha objecao ao fato deve-se tampouco ao direito de pleitear recursos tributarios mas exclusivamente quanto aos criterios para se usar dinheiro oriundo de impostos para financiar entretenimento.
    Quando o governo decide pela renuncia fiscal no universo da Cultura, deve faze-la para cumprir objetivos culturais para artistas carentes ou cujas atividades e visiblidade sao escassos ainda que sua obra tenha relevancia.
    O projeto em pauta visa crar produtos que nao precisam de recursos desta natureza porque a autora tem tudo o que acima citei. Sendo assim, deveria ter sido recursado o pedido para que outras artistas possam desfrutar do dinheiro e fazer sua arte. Voce financia uma artista consagrada, com mais de 4o anos de estrada a lancar produtos de entretenimento eh desnecessario em contraste com os recursos escassos que o MINC dispoe para operar em todo o pais.
    Finalmente, este comentario nada tem a ver com a Bethania cujas qualidades sao tao evidentes que dispensaria comentarios. Refere-se, como disse, a posicao dos funcionarios publicos que certamente tomaram atitude emocional ao decidir usar recursos escassos para este fim.

  2. Léa, desculpe, mas é raciocínio lógico, básico e direto: esse dinheiro é oriundo de tributo, passível (ao menos em tese) de reaplicação na saúde, educação e até mesmo nichos culturais menos favorecidos, como dito no comentário do Roberto, por que ela não buscou um patrocinador privado? (como poderia ocorrer com Roberto Carlos e Nestlé, p.ex.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s