Analfabetismo Zero

Imagem1

“Zé aprendeu a ler!”

Zé é nome fictício de um dos 94 alunos da Escola Municipal de Santo André e quem dá a boa notícia por telefone é a diretora da escola, entusiasmada, até emocionada, com a vitória. Um analfabeto a menos!

Na pequena vila onde moro todos sabem de tudo, as boas e as más noticias correm rápido, e as que vem da escola me encantam. Zé seria classificado por qualquer psicóloga como hiperativo, mas na vila é conhecido como terrível.  Mas conseguiu ler, foi como se uma torneirinha que estivesse fechada se abrisse e com ela vieram as letrinhas em palavras que há anos Zé vem ouvindo das professoras, mas sem conseguir entender… Assim como um click, um milagre, um estalo, Zé começou a ler tudo e o menino se acalmou. Ainda é hiperativo, mas parece que liberou alguma coisa que estava entalada na mente e deu-lhe outro rumo para as doideiras que faz, como qualquer menino que viver solto numa vila que tem ruas sem calçamento, sem calçadas ou praças…

Temos ainda muitos analfabetos na vila. Alguns adultos, com pouca possibilidade. Outros jovens e não consigo imaginar com viver assim. Deve mesmo dar certa agonia interna, o não alcançar ao conhecimento. Mas a campanha que estou imbuída nesta vila é não permitir que as crianças saiam da escola sem saber ler. Isto pode parecer simples nas grandes cidades, mas não é. Como a lei do MEC não permite reprovação, as crianças vão mudando de série como mudam de idade e se não estiverem acompanhando a turma, quem sabe o aprender fica para outra encarnação… Não aceito isso… E ainda bem que tenho outros que também pensam assim e este empenho é da diretora da escola…

Faço parte de um grupo que se movimenta para a  melhoria da escola…No início do ano letivo conseguimos tinta para pintar a escola, a própria diretora pintou… Depois conseguimos recursos para a merenda que ainda não havia chegado e também para o material de papelaria. Recentemente fizemos a campanha do uniforme e todos já estão vestidos… Duas moradoras da vila doaram o mobiliário que estará chegando à próxima semana e agora o meu desafio é analfabetismo zero… Quem sabe daqui a quatro anos quando o Prefeito Jorge Pontes e a Secretária de Educação encerrarem seus mandatos em Santa Cruz Cabrália possam colocar com orgulho em seus relatórios :  a Escola Municipal de Vila de Santo André alfabetizou todas as crianças que por lá passaram….

Anúncios

Uma resposta para “Analfabetismo Zero

  1. Emocionante!
    o mundo (ainda)não está perdido.
    Vc saber que o empenho de uma diretora transcende a ponto dela pegar no pincel para pintar parede ,dela pegar no telefone para dividir a alegria de dizer:”zé já sabe ler”.
    não basta pedir,há que fazer.
    parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s