Da mesma forma como converso com amigos, tenho contado para as teclas do computador histórias que vivi trabalhando em assessoria de imprensa… Alguns casos são longos, outros apenas referências de uma época, são bem curtinhos, apenas costuram outros tantos cases e foi assim que lembrei de Paco de Lucia que partiu nesta madrugada aos 66 anos.
“Era muito bom ver a casa (Canecão) lotada com artistas que vendiam muitos discos e faziam sucesso… Mas era melhor colocar a mão na massa e mostrar algo pouco conhecido do grande público como foi em outubro de 86 com o guitarrista flamenco Paco de Lucia.
Um público elitizado sabia sobre o artista que o empresário Manoel Poladian trazia para uma turnê no país com direito a curta temporada no Rio, mas havia dúvida quanto à ocupação da casa (Canecão) com quase 2 mil lugares. Conhecido por seu jeito sedutor, estava sempre bem na foto, livre e desimpedido. Por saber disso, no convite para a coletiva no Copacabana Palace, priorizei e insisti na presença de jornalistas do sexo feminino. Sabia que este apoio seria fundamental na hora de conseguirem com o editor um espaço mais destacado para a matéria. Além de ser o guitarrista de maior prestígio dentro e fora da Espanha, o talento era parte de sua cultura e raízes musicais, e falava sobre isso deixando cair o cabelo liso pela testa quase em estilo Ronnie Von – Pequeno Príncipe (*8). Fazia improvisações surpreendentes com sua guitarra e no final dos anos 70 realizou trabalhos com os guitarristas John McLaughlin, Al Di Meola e Larry Coryell que lhe deram ainda mais prestígio. Mas isso não significava ingressos vendidos. Insistir com “as” jornalistas nas entrevistas tinha sido uma boa estratégia. As páginas dos jornais foram pródigas e na estreia com seu sexteto num palco iluminado com precisão destacando os músicos e ao fundo pequenas palmeiras plantadas em grandes vasos comprados numa floricultura próxima da casa de shows, levou o público ao delírio. No esquema “boca a boca” mesmo antes das elogiosas críticas serem publicadas, Paco de Lucia se transformou em grande sucesso com mais 3 shows na semana seguinte.”
Ficou a lembrança de sua elegância e genialidade em tantas gravações. R.I.P