Meu livro

leafxaverdadeHá mais ou menos dois anos por sugestão de um amigo jornalista comecei a escrever um livro contando como saí do trabalho em um jornal e caí na assessoria de imprensa, os desafios e estratégias que tive que usar num tempo sem redes sociais, nem mundo digital.  O livro quase pronto ficou como um arquivo a mais no computador por um longo tempo, pois quando não se tem meta fica desnecessário fechar o projeto. Apesar de não ocupar espaço na máquina, aquele livro parado me incomodava até chegar ao ponto que resolvi colocar pra fora, mas não sabia como… Foi então que assistindo uma entrevista na Globonews de dois jovens empreendedores surgiu a forma: fazer o livro através de uma plataforma de financiamento coletivo, ou seja, juntar amigos, aumentar a rede, buscar interessados no assunto e “vender” o livro antecipadamente para que o sonho fosse realizado.

Entrei no site que os empreendedores indicaram e enviei um email. A resposta veio rápida, gostei da forma como se apresentavam e abriam a conversa. Enviaram um termo de compromisso de confiabilidade, ou seja, eu enviaria o original do meu livro para análise editorial e eles se comprometiam a manter sigilo sobre o assunto caso não acertássemos o contrato. E assim surgiu o projeto “A Verdade é a Melhor Notícia – Bastidores e Estratégias de Assessoria de Imprensa” através da plataforma de Bookstart. Muitas borboletas no estomago, enorme ansiedade e o medo de colocar a cara num projeto que é parte da minha vida.

Um lado dizia “vai lá, o livro é bom, pode ser importante para jovens jornalistas, vai ser boa lembrança para quem viveu aquele tempo”, enquanto outro contrapunha “mas precisava ser assim? não podia fazer através de uma editora padrão? Será que tem quem se interesse por este assunto?”

E no meio desta divisão entrei de corpo e alma.  Usei as estratégias que conhecia, a que sugeriram, chegamos hoje a 136% de arrecadação necessária e o livro vai ser publicado. Todos os apoiadores receberão o exemplar em casa e os que optaram por alguma forma diferenciada receberão os prêmios que variam de assinatura como patrocinador, uma consultoria por Skype a hospedagem em minha casa por 4 dias. É só dar uma olhada no www.bookstart.com.br/averdade.

Mas melhor do que ter o livro publicado é conhecer o mundo do crowdfunding, ou melhor, no financiamento coletivo.  Se até Beethoven buscou entre reis e rainhas recursos para financiar parte de sua obra e retribuía com consertos, por que nós não podemos também usar deste mecanismo?

Estou me informando sobre este assunto, tenho que acompanhar o tempo pois estas atualizações me fazem mais viva. Sou muito grata a todos que contribuíram para o meu livro sair do computador e ganhar forma… Até dia 28 de dezembro ele ainda está disponível e a única forma de adquirir é através do site da Bookstart… Vivendo e aprendendo com as novas tecnologias…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s