Vai mudar

Comunico a quem interessar possa que estou fora da crise que rola no país. Sem querer ser Poliana, fazer o jogo do contente ou dar uma de avestruz enfiando a cara no chão, cansei de notícia ruim.  É uma tragédia pior que a outra. Matança, escândalos, corrupção, roubalheira, desrespeito, falta de ética e muita gente lambendo o beiço com tanta desgraça. Onde já se viu um senador da república ir à tribuna para xingar um procurador! Estou sem nenhuma paciência para me deprimir ou sair do Brasil. Este desfrute eu não me dou. Sinto muito, deve ter alguma coisa boa rolando neste mundo. Vou atrás, é nisso que vou focar minha vida…

IMG_0029

Como disse Buda “A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade.”  E nada mais doentio do que a mente erva daninha que sai plantando qualquer porcaria. Vejo amigos diletos fazendo o jogo de quanto pior melhor. Não votei na presidente, revoltou-me a forma machista como um jornalista se referiu a ela em recente artigo na revista Época. Não falo em política, boa ou má administração, mas o fato de sermos da mesma geração. Quem sabe até tenhamos nos encontrado em alguma passeata no Rio e fugido juntas das bombas de gás lacrimogêneo ou da cavalaria da Polícia Militar.  Quero que ela seja feliz, tenha saúde, bom senso, saiba escolher seus pares e reverta este quadro triste que o país se encontra antes do final do mandato para o qual foi eleita pela maioria dos brasileiros.

Estou de olho no que é bom, de qualidade de vida à pensamentos. Desde que vim morar num povoado com menos de 800 habitantes em um município de grande extensão territorial, mas com recursos pequenos, aprendo mais sobre este país. Em 2013 a cidade aonde moro, Santa Cruz Cabrália, se inseriu num processo sensacional de educação com a chegada da Universidade Federal do Sul da Bahia. Um projeto inovador, uma universidade “anisiana”, com um olhar na Mata Atlântica, na inclusão, nas realidades locais. O reitor Naomar Almeida Filho está fazendo uma revolução na educação. Médico com muitos títulos, epidemiologista, encantado com o poder da vida acadêmica. Já tinha ouvido depoimentos de alguns professores que para cá vieram aliados a este propósito transformador e de uns jovens do meu povoado que através do Enem estão cursando o módulo básico de 18 meses ainda em uma escola na cidade, em breve haverá um colégio universitário em cada localidade.

Tudo muito inacreditavelmente atual em termos de ensino.  No campus Jorge Amado, em Itabuna, além da reitoria estão instalados os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). Em Porto Seguro haverá os Centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, em Ciências Ambientais e o outro IHAC. No campus em Teixeira de Freitas será criado o Centro de Formação de Saúde, com o curso de Medicina, e mais um IHAC.  Espera-se que em 2020 quando chegar em sua plena implantação hajam 18 mil vagas em ensino superior distribuídas em 71 cursos.

Em maio deste ano, como Secretária de Comunicação do município, representando o Prefeito, tive o privilégio de compor a mesa na aula magna que aconteceu através de vídeo conferencia. Assisti ao entusiasmo do reitor e dos novos alunos em estarem vivendo esta oportunidade tão única, e todos ficamos boquiabertos com o show que o Professor Jorge Portugal deu sobre a língua portuguesa e sua diversidade. Tudo acontecendo através de transmissão direta de Itabuna, de onde o professor showman cantou, leu poemas, prosas e levou a todos em uma viagem nas palavras. Fiquei emocionada ao estar tão honrosamente assistindo ao crescimento de uma universidade de excelência em uma região onde se pensava apenas em turismo e agricultura.  Vai mudar este pedaço do Brasil e mesmo sabendo que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ainda está vergonhoso, há luz no fim do túnel, tem quem acreditar e se predispor a transformar.

A partir de hoje meu olhar está em buscar o que há de bom neste mundo. Sei que tem muita coisa acontecendo, nem sempre está nas primeiras páginas, mas o bom é o que me alimenta.

foto Cláudia Schembri

Anúncios

Uma resposta para “Vai mudar

  1. Amei o texto….o bom nem sempre está nas primeiras páginas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s