Um amor sem tamanho

Fotos : Cláudia Schembri

Eu já pensei uma porção de vezes em escrever sobre um espetáculo paralelo que acontece nos shows do Roberto Carlos: a manifestação da platéia. Como geralmente estão todos extasiados com o que rola no palco não se permitem perder um segundo sequer olhando os seus vizinhos. Nem sempre fui atenta ao público. O encantamento de vê-lo cantar é o mesmo desde os tempos da Jovem Guarda, dos programas na extinta TV Tupi na Urca, os shows que assisti nas antigas casas de show no Rio – Canecão, Imperator  e Metropolitan – , os muitos nas celebrações dos seus 50 anos de música em todo o Brasil, até o espetáculo de ontem no Credicard Hall em São Paulo. Mas nestes últimos anos tenho a oportunidade de assistir a incrível paixão do publico quando, no silencio centesimal entre duas palavras da canção, alguém grita “Roberto eu te amo!!”. Funciona como um estopim para outras vozes fazerem coro na mesma proporção com tantas declarações de amor. Este fato se repete em todos os shows como se fosse parte do roteiro. Repete-se em todos os sotaques, com diversas pronúncias, em todos os países por onde passa, por vozes de todas as idades.

Por mais que teorizem e estudem o fenômeno do artista que em mais de 50 anos só fez aumentar a sua legião de fãs, se manter no topo do mercado do showbusiness, crescente na venda de produtos (CDs e DVDs) apesar de tanta pirataria, ingressos esgotados em todas as apresentações, o fato é simples: amor não se explica. Apenas se vive.

Tenho o privilégio de profissionalmente assistir este processo em muitos shows, ver a paixão explícita dos fãs nos dias em que passamos “al mare” no cruzeiro Emoções em Alto Mar. É comovente ver a música tocar a mais profunda emoção de pessoas de todas as idades, nacionalidades, classes sociais, opções políticas e credos. São canções que trazem pedaços da vida de cada um, seu efeito é devastador : um amor pra sempre, sem limites nem vergonha de gritar “Roberto eu te amo!”

 

Anúncios

12 Respostas para “Um amor sem tamanho

  1. Lindo texto, querida!
    Que poesia! Eu sempre me emocionei muito com ele também!
    Ele É o REI!
    Beijos com carinho!

  2. lindo maravilhoso texto.
    tudo que falar sobre o ROBERTO CARLOS E´POUCO!
    EU AMO O REI!
    NÃO EXISTE NINGUEM MELHOR QUE ELE!
    ROBERTO CARLOS E´SÓ AMOR!
    beijos

  3. Que belas palavras! por mais que se procure explicar a idolatria, não se encontram as palavras certas.
    Gostaria de entender o que leva as pessoas a projetarem tamanho poder de encantamento em seus ídolos, sejam quais forem ou onde estejam.
    Na falta de compreensão de tamanho fenomeno, minha intuição sugere a reflexão da alma sonhada noutro alguém. Sendo quem ele é, fico tocado pelas associaçōes que se fazem de suas melodias. Ainda que fracas ou simplórias, elas tocam a alma das pessoas. Mas, acima de seu repertório existe um cantor excelente com carisma e domínio de cena que leva qualquer musica a ser o som da alma. Da alma do povo brasileiro.

  4. É uma pena que Roberto agora só faz show para os ricos. Quando ele vem ao Recife, os ingressos são tão caros que deixam de fora os fãs menos abastados.Saudades dos tempos que ele cantava para todas as classes sociais, em espetáculos maravilhosos no Geraldão

  5. Nossa k lindo e quem não gostaria de estar ao lado do nosso REI ou seja ele è e sempre sera nosso REI ,eu ja assisti as 2 vezes em k ele esteve na cidade araçatuba.s.p. Ele nos transmite PAZ,AMORonde mtos não sabem o k é isso suas musicas ja são sucesso eterno,seja em k época elas são lançadas,musicas antigas e novas com o mesmo sentimento .bjos a tds os fãs do nosso eterno REI R.C.

  6. São poucas as pessoas que têm esse poder, esse é o verdadeiro poder, o que envolve, faz sonhar, e traz felicidade… Temos orgulho de estar sob o jugo de tão maravilhoso, lindo, carismático “rei” . Adoooooro!!!!! E você queridíssima, é um ser privilegiado. Mas como diz o meu filho “Tem que ter merecimento” rsrs. Muitos beijos Maria Luiza

  7. É sem tamanho mesmo…Acompanho-o desde o inicio da carreira.
    Como artista e,como pessoa,♥amo o Roberto♥

  8. Léa,
    Maravilhoso este seu texto! Este amor pelo RC é algo inexplicável. Que ser humano é este que veio a este mundo encantar, falar, dividir, ser, nos fazer sentir algo que não é deste mundo!

    De onde será que ele vem? O que fez em reencarnações passadas para vir assim com este amor tão infinito, que de tão infinito, não se comporta mais no plano terrestre?

    Beijos e carinhos para voce!

    Márcia Tristão-Bennett

  9. A Dagmar Fonseca
    Não é verdade queRoberto só faz shows só pra ricos. O que acontece é que
    os empresarios que contratam Roberto Carlos sabem que o preço que colo-
    carem a venda são vendidos, não tem porque colocarem preços baratos.
    Eliane

  10. Alexandre Moreira de Mendonça

    Eu tambem te amo Roberto. Eu, apesar de pobre e não poder ver seu chow, me sinto orgulhoso de você ser Brasileiro.

  11. Fabiana de Oliveira Aoyagui

    Sábias palavras, parabéns a você e toda equipe que acompanha nosso querido e amado ROBERTO CARLOS.
    Sou fã incondicional desde que me conheço por gente.
    Quando falamos de ROBERTO CARLOS, falamos do que há de melhor, porque simplesmente ele é tudo de bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s