Viva Santo André

Hoje é dia de Santo André, com festa na igreja e procissão na vila onde moro. Esta imagem de Santo André que estou postando é quase a verdadeira, é o mais puro exemplo do charme da vila. Paolo Dolfini, um diretor de arte italiano que mora em Milão, tem casa na vila onde passa as férias com a mulher Maura e o filho Alfa, como todo criativo, um dia pegou a imagem de Santo André e deu um toque tropical. Retirou o livro da mão e colocou uma arara, envolveu com folhas de coqueiros, colocou uma cesta de hibiscos no chão e como cenário a nossa maravilhosa praia. Imprimiu como um santinho e conta que quando foi mostrar para o meu irmão Victor, diante da qualidade da montagem, extasiado comentou “e não é que o santo tinha uma praia igual a nossa…” .

Paolo me deu esta imagem que transformei em bandeirinhas que dou pra amigos e também são vendidas na lojinha da Monica em frente da Pizzaria Varanda, com renda para projetos sociais. Esta imagem já foi usada em  cartazes de festas anteriores, estampadas em camisetas do pessoal da Igreja e se tornou real… E isso tem mesmo cara de Santo André, um vilarejo que apesar de ser referencia em livros datados de 1600 só teve sua primeira Igreja Católica construída há 6 anos. Neste curto tempo uma briga entre o clero e a comunidade fez com que os poucos fiéis debandassem. Lamento não estar lá hoje. Vou à missa aos domingos, gosto da cerimônia e é uma forma de estar com os moradores. A distância faço a prece e deixo um pouco da historia do santo.

Santo André nasceu em Betsaida, foi discípulo de João Batista e a margem do Rio Jordão encontrou Jesus e começou a segui-lo :

O que buscam ? perguntou Jesus e André respondeu

Senhor, onde vives ? e Jesus disse-lhes

Venham e verão….

Na lista dos 12 apóstolos André está incluído entre os quatro primeiros. Era irmão de Pedro, e esteve presente no milagre da multiplicação dos pães. Evangelizou na Ásia Menor, na Capadócia e na Rússia onde é venerado. Enfrentou demônios, salvou um barco naufragado cheio de pessoas e no ano 60 d.C. durante o reinado de Nero foi capturado, julgado e condenado à morte dia 30 de novembro. André foi amarrado a uma cruz onde sobreviveu durante dois dias rezando. No momento de sua morte uma luz divina envolveu seu corpo paralisando todos os presentes. Padroeiro dos pescadores, açougueiros e mineradores, fazedores de cordas e dos casamentos, é patrono de diversos países como a Escócia, Espanha, Rússia e Grécia.

ORAÇÃO A SANTO ANDRÉ APÓSTOLO

Santo André, vos que tivestes o privilégio de caminhar com Jesus e d´Ele ver e ouvir tantas maravilhas, concedei-nos, aos apóstolos de hoje, vossa esperança, heroísmo, santidade e espiritualidade, aumentando cada vez mais em nós o espírito da verdadeira caridade. Por Cristo Nosso Senhor, Amém.

 

Anúncios

Uma resposta para “Viva Santo André

  1. E quem disse que eu não gostava de história? Beijos Maria Luiza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s