Marta

Morando em Santa Cruz Cabrália há mais de 8 anos, esta é a primeira vez que acompanho uma campanha eleitoral municipal… Mesmo sendo eleitora nesta cidade, em 2204 e 2008 eu estava envolvida com projetos em São Paulo e só cheguei em cima da hora do voto. Desta vez acompanhei as definições dos candidatos, conversei com alguns e tive a certeza de que a minha escolha era a melhor para a cidade onde moro. Não escondo o motivo pelo qual voto na Marta, cheguei até a subir em palanque para falar sobre isso. Conheci Marta dia 21 de janeiro de 2005, não esqueço a data, era aniversário de uma amiga e estava indo ao aeroporto buscar outra amiga, quando vi a seguinte cena: a balsa em clima de verão com muitos carros e um grupo de mulheres conversando e entre elas, uma muito bem vestida, em cima de um salto bem alto. Em dado momento, outra mulher se aproxima e ouvi a bem vestida dizer:

“Não posso perdoar as mentiras que você falou sobre o meu marido na campanha, mas se você precisar de mim como Primeira Dama e Secretária de Ação Social, as portas do meu gabinete estão abertas como para qualquer outro cidadão”.

A bem vestida era a mulher do Prefeito recém-empossado. E era determinada. Antes de sair da balsa cheguei até ela, me apresentei e agradeci o lixo que voltara a ser retirado depois de um fim de ano sombrio quando o antigo gestor esquecera Vila de Santo André. E ali começou uma relação de respeito. Acompanhei seus projetos sociais, colaborei no que foi possível, tive uma passagem rápida como Secretária de Cultura, pois São Paulo me chamava para outros projetos, mas a amizade permaneceu.

Quando o marido saiu da prefeitura e ela deixou de ser autoridade e voltou a ser apenas mais uma moradora desta cidade, a nossa amizade se consolidou. Passaram alguns anos e um dia ouvi uma conversa de que ela seria candidata à Prefeita. Fui à sua casa tomar um café com bolo, como fazia vez por outra e ouvi a confirmação de que havia um desejo de entrar na disputa. Posso até dizer que Marta não se candidatou, mas foi levada a esta posição por milhares de pessoas que se sentiram abandonadas nesta última gestão. Não foi fácil dizer ao seu marido, um dos políticos mais experientes do sul da Bahia, que “namorava” a candidatura. E ele recebeu com respeito, apoiou e deixou-a livre para ir atrás do seu sonho.

Faltam poucos dias para a eleição e acredito que Marta é o melhor para Santa Cruz Cabrália. Nestes últimos dias os candidatos, incomodados com o seu sucesso, chegaram até a soltar um boato de que ela estava desistindo da candidatura. E desde quando esta mulher é de desistir de alguma coisa?

Já ouvi muitas vezes dizerem que para se conhecer uma pessoa é preciso lhe dar poder. Eu já a vi com poder, implantando projetos de melhoria, tratando às pessoas mais simples com dignidade, oferecendo oportunidades e com um olho voltado para o social.   Torço por Marta e por melhores dias para Cabrália …

Anúncios

Uma resposta para “Marta

  1. Fantastico Leia, é isso ai mesmo!! Assino embaixo de tudo que escreveu e por conhece-la a mais de 12 anos sei de tudo que ela é capaz, Marta é sem dúvida a melhor escola pra Cabrália!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s