Marita tem 63 anos, Werner 66, são os novos vizinhos. Alemães aposentados, saíram de Lubeck, uma cidade a 200 km de Munique, voaram para Montevideo onde compraram uma pequena motor home e chegaram à Vila Santo André depois de passarem por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro…Eles não falam nada em espanhol nem português. Só inglês e alemão. Ela usa uma peruca nas cores da Alemanha e faz de canga uma bandeira do seu país. Ele usa 2 chapéus, um com a bandeira do Brasil, e estacionou a “sua casa” quase ao lado da minha. Típicos torcedores . Começamos a conversar na rua e acabei convidando-as a entrar.
Como professor de matemática em escolas alemãs Werner correu o mundo sempre junto de Marita. Na África do Sul ficaram 9 anos e aproveitaram a Copa de 2010. Mesmo sem ingresso vão para Salvador na terça-feira onde esperam conseguir um jeito de assistir ao jogo dia 16. Eu estava curiosa em saber como abasteciam de água da motor home e onde despejavam os dejetos do banheiro. A água é bem mais fácil, conseguem em qualquer posto de gasolina, já os dejetos tem que esvaziar o depósito a cada 10 dias e a última vez foi sábado num local próximo ao aeroporto de Porto Seguro… Contaram que vão voltar à Alemanha antes do final da Copa por causa do casamento do filho no dia 5 e que a casa de rodas vai ficar guardado com amigos no Brasil. No fim do ano voltam para viajar mais um pouco.
Marita e Werner ficaram encantados com as árvores nativas do jardim da minha casa e ao ver a água jorrando de um aspersor na grama ele perguntou se poderia pegar um pouco de água para abastecer “sua casa”. E foi assim que “a casa deles” veio visitar a minha. Marita ria muito e repetia “Super, we are neighbors” e neste clima de amizade enquanto Werner entrava com a motor home pelo portão, veio correndo atrás uma equipe de uma TV alemã. O repórter bonitão que deve ser bem famoso explicou que é da n-tv (escreve-se mesmo em minusculo), uma emissora como a CNN e estava feliz com aquele momento exclusivo mostrando brasileiros e alemães se relacionando tão bem. E enquanto Guinho enchia o deposito de água, a entrevista foi feita e até Xico, o Golden retriever aqui de casa virou estrela… Aguardo o email do jornalista com o link da matéria, estou fazendo meu clipping na imprensa alemã… Abaixo fotos deste encontro…
que delícia! gente civilizada é outra coisa!
Sent from my iPhone
>
Menina, mas essa Santo André tá demais, hein?