Trilha da vida

Prefiro dirigir conversando com meus botões, no barulho dos pensamentos… Mas esta semana voltando de Porto Seguro, deliciosos 24kms à margem do mar pela BR 367até Cabrália, de repente, num inexplicável mistério tecnológico, um solavanco, um botão que apertei errado, a aparelhagem de som do carro foi ativada e a música guardada no pen drive invadiu o espaço. E era exatamente a música que mudou a minha vida. O carro não é meu, nem a seleção musical, mas o beliscão na saudade estava ali dentro sem mesmo eu perceber. Acredito que todos têm canções que marcam início e fim de um relacionamento, algum momento magistral, uma conquista profissional… Mas não sei se alguém tem como eu uma música que fez virar a vida de cabeça pra baixo, que me mostrou ser o país pequeno demais para a busca pessoal e me atirou no mundo.

Deixei filho, casa, emprego e saí com a voz do Milton Nascimento martelando em minha cabeça “vou me encontrar longe do meu lugar eu caçador de mim…”  Mais de 30 anos se passaram e bem digo a música que conheci quando em 1981 fui entrevistar Milton Nascimento para o jornal O Globo em um hotel na orla de Copacabana. Voltei para casa com o disco embaixo do braço, coloquei na vitrola e pirei.  “Caçador de Mim”, de Luís Carlos Sá e Sérgio Magrão, foi a trilha da minha vida por um bom tempo, acabou cansando e nunca mais quis ouvir. Depois de ter me encontrado “longe do meu lugar”, deixou de ser importante, se tornou apenas uma referência, uma lembrança remota…. Sem sabor, odor ou textura, sem mexer mais com as minhas emoções, foi posta fora do meu set list.

Esta semana nos reencontramos sem mágoa nem expectativa, num fim de tarde lindo. Nada como o tempo para acalmar as emoções. Apenas eu e a música percorrendo a estrada numa temperatura amena, sem pressa…. Cantei junto com Milton. Aumentei o som para liberar a energia. Abri as janelas para compartilhar com o mar, os coqueiros, a vegetação, ainda com um pouco de Mata Atlântica, a alegria do momento. Ouvindo e repetindo cada palavra, respirando, sentindo. Missão cumprida, um agradecimento para quem impulsionou uma mudança jamais pensada…. Continuo na busca, muito mais me encontrando do que me perdendo, com outras sonoridades. Hoje o barulho das ondas, o som do vento, os cantos dos pássaros me bastam.

Para lembrar https://youtu.be/Se9XYKHQi3Y

caçador

Anúncios

3 Respostas para “Trilha da vida

  1. Lea querida,

    Que maravilha receber sua crônicas, me tocam fundo pela simplicidade e a magia de sua arte, além da identificação de conceitos.
    Saudades, bjs,

    Marinho

  2. Suely Corte -Real Castanho

    Crônicas da vida ! Que lindo !👏👏👏

  3. Excelentes suas crônicas,doce Léa.
    Amo música.
    Amo MPB.
    Milton é mágico.
    Sempre me emociona,encanta, acalma…
    Um dos meus preferidos junto com Chico,Djavan,Jane Duboc,muitos outros e Gonzaguinha que ontem faria 70 anos de maravida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s