Medalha de Ouro


Talvez aos 30 ou até aos 40 anos eu não tivesse o olhar que tenho hoje sobre a minha geração. Tinha muita pressa em viver todo o frescor de resto de juventude e devo ter deixado de perceber muito do que aconteceu no meu entorno. Às vezes alguém lembra alguma história em que andei metida e, espantada, comento com meus botões: e não é que eu fiz isso ?? A vida passou rápido…
Mas aos 70, com mais tempo para reflexões apesar da vida ser tão corrida mesmo fora dos grandes centros, talvez pelo fato da maturidade encher mais o coração de carinho e encantamento com o que me cerca, tenho me sentido muito orgulhosa dos feitos de algumas amigas com quem compartilhei momentos profissionais incríveis e se tornaram parceiras “ad eternum”. Às vezes é uma que vem com um livro, outra com uma boa prosa, mas esta semana Anna e Leda brilharam…   Na verdade, elas vêm brilhando há algum tempo. Se reinventaram quando saíram das redações e da frente das câmeras convencionais, criando seus próprios espaços. Anna fez um portal, Leda um canal no youtube. Não ficaram reclamando da falta de oportunidade, fizeram as suas. Muitas vezes me espelhei nelas talvez por termos tantas similaridades: somos jornalistas, capricornianas, mães de apenas 1 filho, boas de garfo e copo, otimistas, bem-humoradas, sem medo de ser feliz e apaixonadas pela vida.  Se juntássemos nossas histórias daria um livro e tanto, quem sabe uma peça de teatro ou até uma mini série.
Mas voltando aos feitos da semana, as duas muito competentes em suas entrevistas no Instagram, receberam aplausos e elogios dos seus convidados, figuras públicas da maior respeitabilidade: Leda com Ney Matogrosso e Anna com Ciro Gomes. Que qualidade de conversa !!  Nas duas noites em que assisti aos encontros, fui dormir com a alma lavada, um enorme orgulho da minha geração e principalmente dessas duas queridas… Nestes tempos em que tudo se julga, ataca, incrimina e cancela, são muitos os entrevistadores que conduzem as conversas com claros interesses políticos e corporativos. A função de informar permitindo que quem está do outro lado forme a sua opinião, já não tem qualquer relevância. O destempero é coletivo e quem ousar sair da panelinha, também passa a ser atacado e cancelado…  Imagina então quem se reinventou depois da aposentadoria e vem provando que está firme encarando todos os tempos e quantos desafios mais encontrar pela frente…
Às vezes tento abstrair e imagino o que as pessoas pensam ao me ver criando e tentando implementar projetos num tempo em que se acredita que na minha idade o caminho é para uma aposentadoria suave, com caminhadas na praia, pilates, leitura na rede, série nas TV, um crochê aqui, uma boneca de pano ali… Percebo isso em várias reuniões que participo, tanto no Conselho de Turismo de Santa Cruz Cabrália,  onde estou vice-presidente, como pedindo apoio para um projeto de gastronomia ao gerente regional do Sebrae, ou reunida com um grupo de profissionais jovens da MAPS, uma empresa de projetos sustentáveis que está se estabelecendo na minha vizinhança. Em todas as situações começam formalmente me tratando com “senhora” e com o desenrolar da conversa consigo mostrar que, na verdade, a única diferença que temos é que já vivi mais tempo, vi mais coisas, tenho um currículo mais gordinho…
E sei que isso também deve estar no desafio que a Anna e Leda passam a cada dia frente a uma nova entrevista… Mas como capricornianas teimosas, não desistimos… Continuemos sorridentes e otimistas como este registro que a Claudia Schembri fez há mais de uma dezena de anos quando vocês vieram me visitar na Bahia… Vocês são medalha de ouro na maratona da vida e, já que o assunto é jornalismo, como diria o inesquecível Ibrahim Sued, os cães ladram a caravana passa, sorry periferia e ademã que vamos em frente…    

Uma resposta para “Medalha de Ouro

  1. POIS É…TRÊS MARAVILHOSAS..TALENTOASAS E LINDAS AMIGAS …SOU UM AFORTUNADO…SAUDADE DOCEIS…TEMUUUSSS JUNTUUSSS…BEIJOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s